O JavaScript e o software Open Source podem parecer um mundo onde o boom e o colapso são a norma: crescimento explosivo seguido por uma corrida para o próximo grande sucesso.
O Node.js, por outro lado, é único. Embora não seja totalmente novo ele se estabeleceu como uma das ferramentas JavaScript mais usadas no mundo durantes os últimos anos.
Portanto, se ainda está confuso sobre se deve ou não aprender Node.js, aqui estão três boas razões que ajudarão você se decidir.
1. O Node.js permite escrever código JavaScript no lado cliente e servidor
Portanto, antes de mais nada, vamos direto ao ponto: como Node.js permite escrever código JavaScript no servidor, vale a pena aprender.
Embora fosse uma linguagem usada principalmente no lado cliente em projetos onde o lado servidor era obrigatoriamente Java ou PHP por exemplo, com o Node.js hoje você pode escrever toda sua aplicação com JavaScript apenas. Isso sem dúvida mudou a percepcão do mercado sobre o JavaScript.
Isso é significativo, pois implica que as equipes no projeto podem colaborar de forma consideravelmente mais eficaz.
O uso de linguagens diferentes para Back End e Front End costuma ser causa de controvérsia. Talvez por que uma equipe é limitada às suas habilidades primárias. Com isso o sucesso do projeto acaba dependendo e muito de programadores que dominam mais de uma linguagem, mas ainda assim o grupo de ferramentas utilizadas no dia a dia pelas equipes seriam diferentes. Ou seja, é mais simples ter um conjunto de ferramentas consistente e comunicação eficiente se ambas equipes optaram por utilizar JavaScript.
Aprender Node.js é uma escolha fantástica se você quer ser um Programador JavaScript Full Stack. Em essência é um complemento que estende instantaneamente as possibilidades de soluções que você pode criar com JavaScript. Profissionalmente falando, isso pode torná-lo um membro útil de verdade em uma equipe de desenvolvimento.
2. O Node.js permite criar aplicações poderosas sem escrever códigos complexos
Outro motivo convincente é o fato do Node.js ser otimizado para desempenho. Isso se deve a dois fatores principais: o design assíncrono do Node.js e seu uso da V8 JavaScript Engine.
O V8 é uma das mais rápidas implementações de JavaScript. Foi escrito em C++ e além de ser usado no Node.js também é usado no Google Chrome, o popular navegador criado pelo Google.
O outro motivo que torna Node.js poderoso é o fato de usar um paradigma assíncrono para lidar com os dados que trafegam entre cliente e servidor. Para entender melhor considere uma aplicação com uma arquitetura comum que utiliza E/S bloqueante: neste caso a aplicação deve tratar cada requisição em ordem, pausando as demais requisições até que chegue sua vez de ser processada. Isso aumenta a complexidade de um aplicativo e, como resultado, o torna mais lento.
O Node.js, por outro lado, permite que você utilize E/S não bloqueante, que usa threads (sequenciais, não simultâneas) para lidar com várias requisições. Se uma requisição não pode ser manipulada, esta é essencialmente “retida” como uma promessa, o que significa que a requisição pode ser realizada mais tarde evitando fazer com que outras threads parem.
Como resultado o Node.js pode ajudar você a desenvolver aplicativos sofisticados sem necessariamente aumentar a complexidade do seu código.
3. Node.js é adequado para construir microsserviços
Atualmente no mercado uma abordagem arquitetural que vem crescendo muito são os microsserviços. Essa arquitetura oferece para empresas mais agilidade e flexibilidade nos projetos se comparado ao bom e velho monólito. Microsserviços têm muitos benefícios e, sejam eles apropriados ou não para você agora, eles podem dominar o mundo do software à medida que a indústria se distancia do design monolítico.
Esse fato acrescenta ainda mais a importância de aprender Node.js, uma vez que a tecnologia é muito amigável para esse tipo de design. Isso ocorre porque nesta arquitetura você precisa escrever componentes que sejam menores e modulares. Desta forma a aplicação sendo construída se beneficia poderosamente destes componentes mais específicos. Isso contrasta com a abordagem monolítica da arquitetura de software, que é quase antagônica.
Mesmo que você nunca tenha sido obrigado a lidar com microsserviços anteriormente, aprender Node.js é uma excelente maneira de se preparar para um futuro no qual eles podem se tornar comuns.
Considerações finais
Como dito anteriormente o Node.js se destacou no universo JavaScript e tem sido uma ferramenta muito utilizada pelo mercado nos últimos anos. Em especial se você tem interesse em ser um Programador Full Stack ou estar preparado para a arquitetura de microsserviços caso esta venha a ser a norma.